Home » Sobre o Ano da Luz

Sobre o Ano da Luz

No dia 20 de Dezembro de 2013, As Nações Unidas (ONU) em sua 68° Seção proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas na Luz (IYL 2015).

O Ano Internacional da Luz é o resultado da iniciativa de um grande consórcio de grupos de cientistas que juntamente com a UNESCO, envolverá um grande número de atores, incluindo sociedades científicas, sindicatos, instituições educacionais, plataformas tecnológicas, organizações sem fins lucrativos bem como parceiros do setor privado.

Ao proclamar o Ano Internacional da Luz, tendo como foco o tópico ciência da luz e suas aplicações, as Nações Unidas reconheceram a importância de se aumentar à percepção sobre como tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável, provendo soluções para os desafios globais nas áreas de energia, educação, agricultura e saúde. A luz com seu papel vital em nossa vida diária se tornou disciplina imperativa em justaposição á ciência do século 21. Revolucionou a medicina, abriu a comunicação internacional via Internet, e continua a ser o elo central de ligação entre os aspectos econômicos, políticos e culturais da sociedade global.

Um Ano Internacional da Luz é uma grande oportunidade que pode garantir que legisladores bem como os vários atores da sociedade mundial, possam ter uma melhor percepção sobre o potencial da tecnologia da luz, na solução de problemas a nível internacional. Temos agora uma oportunidade única para o aumento de conscientização sobre esses fatos.

John Dudley, Presidente do Comitê Diretivo do IYL 2015